CASA ATELIER

CASA ATELIER

Descrição:

O terreno com uma casa em ruínas no bairro do Rio Vermelho foi adquirido por um casal de artistas para situar ali sua residência, atelier e galeria de arte. Além das ruinas da casa que nunca chegou a ser habitada, havia no terreno um amplo pátio com abacateiros.
O projeto consolida os principais elementos portantes preexistentes, dada a sua robustez estrutural e à transformação do terreno, antes escarpado, alterado pelos muros de contenção. Tão importante quanto a decisão de manter o construído como base portante é a opção em manter o pátio livre e arborizado, contraponto à porção densamente ocupada. O pátio é lugar de renovação e abertura, necessário como refúgio de contemplação e contato com a natureza para o atelier-moradia.
Um novo pavimento é adicionado à ruína, de modo a situar as atividades em lugares próprios, e garantir a convivência de usos múltiplos. Ao pé da rua: estúdio e garagem; primeiro pavimento: atelier e galeria; segundo pavimento: cozinha, sala, estúdio de música e apartamento de convidados; terceiro pavimento: dormitórios e biblioteca.

Localização:

Rua Tupinamabás, Salvador, BA

Incorporador:

Joãozito e Lanussi Pasquali

Ano:

2014

Área construída:

378,31 m²







01.
Fachada nordeste e acesso

02.
Fachada nordeste – pátio e janelas

03.
Fachada sudoeste – pátio com abacateiros

04.
Pátio com acesso às salas e anexo convidados

05.
Fachada sudoeste

06.
Vista sala de estar e sala de jantar

07.
Vista salas

08.
Pavimento térreo e pavimento 01

09.
Pavimento 02

10.
Pavimento 03

11.
Corte transversal AA

12.
Corte transversal BB

13.
Corte transversal CC

14.
Corte longitudinal DD

15.
Elevação frontal

16.
Elevação pátio